28 de mai. de 2010
Cadastro de eleitores com necessidades especiais encerra dia 30 na web
Alexandre Mapurunga
Senhores(as) Conselheiros(as)
A pedido do Conselheiro Laércio Ventura, presidente do CONEDE-SC, encaminhamos a mensagem abaixo sobre cadastro de eleitores com necessidades especiais.
Atenciosamente.
Coordenação do Conade
-----Mensagem original-----
De: laercio Ventura
Enviada em: quinta-feira, 27 de maio de 2010 20:56
Para: SEDH-CONADE
Assunto: FW: Cadastro de eleitores com necessidades especiais encerra dia 30 na web
Acredito ser importe divulgar aos conselhos municipais e todos das listas de contato!
Laércio Ventura
Pres. CONEDE SC
Cons. CONADE
From: @tre-sc.gov.br
To: @tre-sc.gov.br
Subject: Cadastro de eleitores com necessidades especiais encerra dia 30 na web
Date: Thu, 27 May 2010 17:33:05 -0300
Cadastro de eleitores com necessidades especiais encerra dia 30 na web
27.05.2010 Os portadores de necessidades especiais têm até o dia 30 para se cadastrarem no site do Tribunal Regional Eleitoral, informando quais são as suas restrições, a fim de que haja a adequação do ambiente de votação para facilitar-lhes o deslocamento até às seções eleitorais. Entretanto, após esse prazo, aqueles que não efetuarem o requerimento pela internet, terão que comparecer a qualquer cartório eleitoral para informarem a sua condição até o dia 3 de setembro. Em ambas as situações, é indispensável ter o título de eleitor em mãos.
Para fazer o cadastramento via web, o eleitor deverá preencher o Formulário para Indicação de Necessidades Especiais, no site do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina
neste link. Esse formulário deve ser preenchido conforme os dados constantes no título eleitoral. A consulta aos dados do título também pode ser realizada por meio do acesso a "Serviços ao Eleitor".
Com o intuito de facilitar o acesso de portadores de qualquer necessidade especial aos locais de votação a serem instalados no dia da eleição, a Justiça Eleitoral tomou a iniciativa de realizar uma palestra no I Seminário Estadual de Turismo para Pessoas com Deficiência, hoje (27/05), na Associação Catarinenses para Integração do Cego (ACIC).
Na ocasião, o chefe de cartório da 12ª Zona Eleitoral, Ayrton Moraes Teixeira, esclareceu dúvidas e orientou os participantes do Seminário a efetuar o cadastramento, enfatizando que é fundamental cadastrar o maior número de pessoas até domingo (30/05), a fim de agilizar o processo de adequação dos locais de votação.
O presidente da ACIC, Carlos Henrique Geller, elogiou a participação da Justiça Eleitoral no evento, destacando que "esse é um tema da maior importância, que interessa a todos os portadores de necessidades especiais, e que contribui para a cidadania e a inclusão".
Durante a palestra, o público também teve a oportunidade de esclarecer dúvidas referentes ao processo eleitoral em geral, como: o alistamento, a obrigatoriedade do voto, a questão do direito a um acompanhante na hora de votar, entre outras.
Por Renata Queiroz
Assessoria de Imprensa do TRESC
AICSC - Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial
imprensa@tre-sc.gov.br
Fone: (48) 3251.3852
Fax: (48) 3224.7116
22 de mai. de 2010
Programas de capacitação e inclusão abrem oportunidades
Programas de capacitação e inclusão abrem oportunidades
Para ocupar vagas, seja de nível médio ou superior, a qualificação vale para qualquer pessoa órgãos como o Sine/IDT e a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) oferece cursos, oficinas e orientação
15 Mai 2010 - 15h52min
Através do programa Criando Oportunidade, do Governo do Estado, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) oferece capacitação para as pessoas com deficiência, com um laboratório de informática na Unidade da Pessoa com Deficiência. Os interessados podem comparecer à unidade, fazer inscrição para as oportunidades de emprego e informar que quer participar do curso.
Além da capacitação, as pessoas com deficiência interessadas também podem participar das de duas oficinas de orientação. A Oficina de Orientação para o Trabalho ensina a fazer um bom currículo, como se comportar durante entrevistas, melhorando a performance do candidato. Já a Oficina de Orientação Profissional, que é um complemento, trabalha a condição profissional do candidato.
A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) também oferece capacitação, através do Laboratório de Inclusão. O Laboratório atende o Núcleo de Estágio Universitário e o Núcleo de Acessibilidade Dificultada. De acordo com João Monteiro, o Laboratório trabalha com qualificação e qualidade no trabalho para pessoas que têm, como eles definem, acessibilidade dificultada. São 150 bolsas para estudantes universitários, sendo 10 para pessoas com deficiência; 40 vagas para o laboratório e quatro projetos para pessoas com deficiência auditiva. Muitas das pessoas que participam são efetivadas, pra trabalhar na Secretaria.
João ressalta que o trabalho desenvolvido pela STDS não é de convencimento. ``Nós não resgatamos a pessoa. Não temos estrutura para convencer a pessoa que está na cadeira de rodas, por exemplo. Mas se quiser continuar no mercado de trabalho depois de um acidente, nós damos apoio``.
Fernando Gomes é paraplégico e está trabalhando na STDS desde 2004. Entrou através de um estágio, pois faz pós graduação em gestão de pessoas. Fernando, que adquiriu a lesão após um acidente de carro em 1997, conseguiu a primeira oportunidade de trabalho na Secretaria e destaca a importância de voltar a trabalhar. ``O homem quando não está trabalhando não se sente bem. E voltar a trabalhar foi muito positivo, aqui eu faço de tudo um pouco``, explica ele, que pretende continuar trabalhando na Secretaria atuando com gestão de pessoas. (Daiana Godoy)
http://opovo.uol.com.br/opovo/empregospopulares/983612.html
Via: Sandra Tavares (Universo Down)
19 de mai. de 2010
Seminário de Emprego Apoiado
Alexandre Mapurunga
Presidente do Cedef - CE
http://inclusaoediversidade.com
Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Ceará
(85) 3101-2870
cedefce@gmail.com
Prezados colegas do Conade:
Tenho o prazer de anunciar para os colegas titulares e suplentes a realização do I Seminário Internacional de Emprego Apoiado e convidá-los a participarem deste oportuno evento. O seminário focará um dos pontos mais desafiadores do processo de inserção laboral de pessoas com deficiência, em especial daqueles cuja funcionalidade estiver extensamente comprometida em relação às exigências do mercado de trabalho. Este ponto desafiador teve lugar nos debates dos seminários regionais realizados pelo Conade.
ATENÇÃO: Não confundir "emprego apoiado" (que é inclusivo) com "trabalho protegido" (que é segregativo).
O convite vai colado nas linhas abaixo.
Um forte abraço
Romeu Sassaki
Membro da Rede de Emprego Apoiado.
Introdutor do emprego apoiado no Brasil em 1993.
Evento
Seminário Internacional: “O Emprego Apoiado no Brasil - Desafios e Perspectivas”
Objetivo
Aprofundar as metodologias de inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e sua importância para a sociedade brasileira.
Data e hora
Dias 31 de maio e 1º de junho de 2010, das 9h às 18h.
Local
Hotel Tryp Paulista, localizado na Rua Haddock Lobo 294, Consolação, São Paulo/SP.
Taxa de inscrição
Isenta.
Inscrições e informações
Pelos telefones (11) 3151-6499 ou 3151-6419 (Sueli, Adriana ou Flavia) ou pelo email portal.assistiva@itsbrasil.org.br.
Realização
Instituto de Tecnologia Social (ITS Brasil).
Parceria
Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT, por intermédio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (Secis) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
12 de mai. de 2010
Relatório sobre a implementação da Convenção sobre os Direitos das pessoas com Deficiência
Presidente do Cedef - CE
http://inclusaoediversidade.com
Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Ceará
(85) 3101-2870
cedefce@gmail.com
Artigo 35
Relatórios dos Estados Partes
1. Cada Estado Parte, por intermédio do Secretário-Geral das Nações Unidas, submeterá relatório abrangente sobre as medidas adotadas em cumprimento de suas obrigações estabelecidas pela presente Convenção e sobre o progresso alcançado nesse aspecto, dentro do período de dois anos após a entrada em vigor da presente Convenção para o Estado Parte concernente.
2. Depois disso, os Estados Partes submeterão relatórios subseqüentes, ao menos a cada quatro anos, ou quando o Comitê o solicitar.
3. O Comitê determinará as diretrizes aplicáveis ao teor dos relatórios.
4. Um Estado Parte que tiver submetido ao Comitê um relatório inicial abrangente não precisará, em relatórios subseqüentes, repetir informações já apresentadas. Ao elaborar os relatórios ao Comitê, os Estados Partes são instados a fazê-lo de maneira franca e transparente e a levar em consideração o disposto no Artigo 4.3 da presente Convenção.
5. Os relatórios poderão apontar os fatores e as dificuldades que tiverem afetado o cumprimento das obrigações decorrentes da presente Convenção.
Discussão sobre o Estatuto da Pessoa com Deficiência no Conade
_______Justificativa
_______Integrantes do Grupo de Trabalho (“GT”)
- Silvana Almeida (AMPID)
- Valdenora Rodrigues (Mohan)
_______Histórico do trabalho
Foram realizadas três reuniões nas seguintes datas:
- 22 e 23 de fevereiro de 2010
- 09 a 12 de março de 2010
- 07 a 09 de abril de 2010
_______Descrição das polêmicas
- Conceito de Pessoa com Deficiência (art. 2o. da CRPD)
- Capacidade legal (art. 12 e 23 da CRPD)
- Educação (art. 24 da CRPD)
- Reabilitação (art. 26 da CRPD)
- Trabalho e Emprego (art. 27 da CRPD)
- Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (art. 30 da CRPD)
- Transporte
- Crimes e Acesso a Justiça (art. 2, 5 e 13 da CRPD)
- Monitoramento da Convenção (art. 33 da CRPD)
- Assistência Social
- Necessidade de ter ou não o Estatuto da Pessoa com Deficiência
Reunião Ordinária do Conade em Julho será transmitida ao vivo pela Internet
Reunião Ordinária do Conade em Julho será transmitida ao vivo pela Internet
Com o apoio do Ministério Público Federal, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência passará a transmitir em tempo real, pela Internet, as reuniões plenárias do Conade que são realizadas em Brasília, na sede da Procuradoria Geral da República. A ação inédita possibilitará que os diferentes conselhos, ministérios públicos, entidades de defesa de direitos e brasileiros de forma geral acompanhem as discussões e deliberações do Conselho Nacional, possibilitando a diminuição das distâncias e instrumentalizando todas(as) a participar e acompanhar mais efetivamente das políticas públicas de nosso país.
O Conade é um órgão paritário e deliberativo integrante da estrutura básica da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República que tem por principal competência acompanhar e avaliar a política nacional para integração da pessoa com deficiência e as políticas setoriais ligadas a esse segmento.
Em conversa mantida com a Presidente do Conade momentos antes da 199ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Humana, Drª Gilda Pereira de Carvalho, Procuradora Federal dos Direitos do Cidadão, responsável por essa ação inédita, confirmou que a transmissão das reuniões ao vivo, pela Internet, já está assegurada.
A parceria do Conade com a PGR ocorre desde 2006 e, para a Presidente do Conade, Denise Granja, “ela é um exemplo de construção conjunta e exitosa. Possibilitando a transmissão ao vivo pela Internet, a PGR dá mais um passo e uma contribuição efetiva para a democratização da informação em nosso país”.
A 69ª Reunião Ordinária do Conade será realizada nos dias 15 e 16 de julho.
Fonte: Conade (61-2025-9219)