Recurso é destinado para implantação de unidades de reabilitação visual, que tratarão pacientes desde o diagnóstico ao fornecimento de recursos ópticos.
Brasileiros com baixa visão ou cegueira vão contar com novos serviços no Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde liberou recurso de R$ 1,9 milhão para implementar no estado de São Paulo e Rio de Janeiro, as primeiras cinco unidades de reabilitação visual do país que vão atender, em média, 7,5 mil pessoas por ano. Até 2011, serão 75 unidades distribuídas em todos os estados, com investimento de R$ 39,1 milhões.
Essas unidades terão o papel de habilitar/reabilitar a pessoa com deficiência visual para que ela desenvolva habilidades que a auxiliem em suas atividades diárias. Serão oferecidos procedimentos tais como, a avaliação oftalmológica, tratamento terapêutico especializado, acompanhamento com equipe multiprofissional, também a adaptação de recursos ópticos fornecidos no SUS, como óculos especiais, sistemas telescópicos, lupas, próteses visuais e bengalas.
Saiba mais em:
Ouça também o áudio da matéria:
http://www.agenciadoradio.com.br/dwd-audio-esp.php?codigo_noticia=PDMS100072
Nenhum comentário:
Postar um comentário