Movimento das Pessoas com Deficiência lança Plataforma para as Eleições 2010 em ato na Praça do Ferreira nesta quinta-feira
Acessibilidade no transporte público intermunicipal é uma das questões apontadas aos candidatos ao Executivo e Legislativo. Apresentações artísticas de segmentos de deficientes fazem parte da programação do dia 30/9, que começa 14h na Praça do Ferreira.
O coral de surdos “Balada da Caridade”, o grupo de dança “Samba da Pestallozi”, o teatro “Preconceito das pessoas com deficiência” são algumas das atrações apresentadas durante a tarde desta quinta-feira (30/9) na Praça do Ferreira. Elas fazem parte do grande ato político-cultural promovido pelo Movimento das Pessoas com Deficiência do Ceará (MPcD), a partir das 14h. Música, dança, teatro, postos para orientação e informação fazem parte do evento que tem a participação dos segmentos de deficiência física, auditiva, visual, orgânica, múltipla e intelectual.
Durante o ato, o MPcD lança a Plataforma para as Eleições 2010, com propostas a serem assumidas pelos candidatos ao Governo do Estado, à Assembleia Legislativa, Câmara Federal e ao Senado. Garantir a todos os cearenses com deficiência o direito ao Passe Livre e à acessibilidade no transporte público intermunicipal é uma das reivindicações do movimento. O objetivo é promover o acesso a escolas, tratamentos médicos, reabilitação, à cultura e ao lazer.
O MPcD destaca que as pessoas com deficiência representam 14,5% da população brasileira, sendo 18% no Ceará – em maior parte pobre, negra e mulher. “Considerando o universo de pessoas com deficiência e seus familiares, amigos e colegas de trabalho, facilmente concluímos que a grande maioria do(a)s cearenses convive com uma (ou mais) pessoa com deficiência em seu dia-a-dia”, diz trecho da Plataforma. O documento alerta que são incontáveis as barreiras que os deficientes enfrentam todos os dias para poder exercer seu direito pleno de cidadão nas diversas localidades do Estado.
“Além das barreiras de atitude, como o preconceito, faltam muitas rampas para cadeirantes e piso tátil para cegos, inclusive em órgãos públicos; tampouco temos sinalização em braile ou marcações táteis nas calçadas para deficientes visuais e intérpretes de Libras em quantidade suficiente para atender a demanda da comunidade surda, para citar alguns exemplos”, reforça a Plataforma.
Os interessados podem ler as propostas na íntegra no site do MPcD (mpcdceara.org). A forma de adesão das candidaturas deverá ser via e-mail. Isto é, os candidatos que assumirem as questões devem enviar um termo de compromisso assinado e digitalizado ao e-mail: plataforma@mpcdceara.org. Os candidatos que aderirem a Plataforma terão seus nomes divulgados no site do Movimento.
O evento é parte das comemorações em torno do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, em 21 de setembro. Além das apresentações do palco, estarão montadas barracas de cada segmento de deficiência, oferecendo massoterapia, material em Braille, exposição de artesanato, material informativo, entre outra. O evento conta com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Ministério Público do Estado.
O que é o MPcD
O MPcD – Movimento das Pessoas com Deficiência do Ceará é uma articulação que reúne grupos, entidades e pessoas dos mais diversos segmentos na luta pelos direitos das pessoas com deficiência e pela construção de uma sociedade acessível. Tem como objetivo articular, sensibilizar e mobilizar pessoas, grupos e entidades na luta pela efetivação dos direitos da pessoa com deficiência, na construção de uma sociedade inclusiva e participativa.
Informações à imprensa: Débora Dias CE01576JP – (85) 9969.0353
Nenhum comentário:
Postar um comentário