22 de out. de 2011
Consulta sobre a Situação das Mulheres com Deficiência no Brasil
I Encontro de juventude do Campe debaterá sexualidade na visão da pessoa com deficiência
Cartaz: I Encontro de juventude do Campe sobre sexualidade na visão da pessoa com deficiência. |
No auditório da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Rua Waldery Uchôa, 01, Benfica)
O evento iniciará às 17h, do dia 28 de outubro, com credenciamento, seguido da mesa de abertura às 19h30min, encerrando com um apresentação artística. No dia 29, às 9h30min, haverá a mesa “Sexualidade na visão da pessoa com deficiência” , seguida de grupos de trabalho sobre “saúde sexual e reprodutiva”, “diversidade sexual”, “família, escola e sexualidade”e “literatura, artes e sexualidade”. O encontro finalizará com apresentação cultural às 17h30min.
As inscrições serão realizadas até o dia 24/10/2011, através do envio da ficha disponível (em www.cedecaceara.org.br ) para o e-mail deficienciaesexualidade@yahoo.com.br.
Realização: Centro de Apoio às Mães de Portadores de Eficiência (Campe) e da Rede OPA
Apoio: Cedeca Ceará, da UFC e da Faculdade 7 de Setembro.
Celebrando os 30 anos do Ano Internacional das Pessoas Deficientes
Seminário Internacional: Celebrando os 30 anos do Ano Internacional das Pessoas Deficientes (AIPD)
5 de out. de 2011
Brasil no CEDAW: Mulheres e Meninas com Deficiência
O Brasil vai ser revisado pelo Comitê para Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra a Mulher das Nações Unidas (CEDAW - sigla em inglês), e o 7º Relatório Brasileiro para faz uma série de menções às mulheres com deficiência.
Tradicionalmente, algumas sessões antes da efetiva revisão do Estado, o CEDAW faz uma pre-sessão de diálogo com a sociedade civil para subsidiar as questões e conseqüentes posicionamentos do Comitê sobre Estado, o que acontecerá em relação ao Brasil na próxima 51ª sessão, 15 de fevereiro à 2 de março de 2012.
A International Disability Alliance, que acompanha e tenta integrar os direitos das pessoas com deficiência na pauta dos organismos de tratado, preparou análise preliminar do relatório brasileiro com base nos direitos assegurados na CDPD.
No entanto, para serem efetivas, os questionamentos e recomendações devem ser consistentes com a realidade vivenciada pelas mulheres no país, em nosso caso mais especificamente, é importante destacar a situações violações e de vulnerabilidade acerca das mulheres e meninas com deficiência no Brasil, para favorecer um melhor posicionamento do CEDAW.
Uma recomendação do CEDAW em âmbito internacional pode ser usada como ferramenta de ativismo, pressão política e transformação na esfera nacional e também pode ser um insumo estratégico no momento da Revisão brasileira pelo Comitê da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Assim, gostaria de convidar ativistas e organizações com conhecimento envolvendo questões de deficiência, gênero e mulher para contribuir com informações sobre a situação das mulheres e meninas com deficiência no Brasil. Ao mesmo tempo que pergunto quais podem ser os temas mais relevantes e quem gostaria de colaborar com subsídios relevantes sobre contexto brasileiro das mulheres e meninas com deficiência, já deixo como sugestão alguns tópicos que podem ser importantes (não necessariamente restritivos a esses):
- Acesso à justiça;
- Acesso à saúde;
- Acesso à educação;
- Direito ao voto e participação política;
Seguem anexos:
- 7° Relatório Brasileiro para o CEDAW;
- Documento IDA contendo as referências às pessoas com deficiência no relatório e a sugestões preliminares de questões.
Atenciosamente,
http://inclusaoediversidade.com