Alexandre Mapurunga
Conselheiro do Conade - Representante dos Conselhos Estaduais dos Direitos das Pessoas com Deficiência
Via: Roberto Paulo do Vale Tiné - Coordenador da Comissão de Comunicação Social do Conade
www.apabb.org.br
rtine@uol.com.br
A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) abriu as inscrições para dois cursos de capacitação profissional nas áreas de Esporte Adaptado e Voleibol (Nível I). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, através do site da Sesporte, ou de forma presencial, até o dia 7 de janeiro. Os cursos serão ministrados por professores graduados e especializados em cada área.
As aulas terão a duração de 60 horas e serão ofertadas até 100 vagas por região. O objetivo das capacitações é atualizar professores e estudantes de Educação Física que atuam no Estado do Ceará, criando condições necessárias ao melhor desenvolvimento de suas práticas. Durante o decorrer de 2010, outros cursos serão ministrados nas áreas de Treinamento em Maratonas, Administração Esportiva, Capacitação de Árbitros e Instrutores de Surf, Atletismo, Futsal, Gestão Desportiva e Elaboração de Projetos, Ginástica Rítmica, Marketing e Comunicação Esportiva, Prestação de Contas e Convênios, Recreação Lazer e
Entretenimento, Tênis e Treinamento Desportivo.
ESPORTE ADAPTADO
O curso de Esporte Adaptado é voltado para o desenvolvimento de profissionais interessados em trabalhar na área do esporte para deficientes físicos, intelectuais e sensoriais. As aulas serão realizadas na Região de Sobral durante dois finais de semana, no período de 08 à 10 e 15 à 17 de janeiro de 2010. A programação será desenvolvida através de aulas teóricas e práticas, incluindo palestras, trabalhos em grupo, debates e avaliações. Ao término da capacitação Esporte Adaptado para pessoas com deficiência será expedido o certificado outorgado pela Secretaria do Esporte e Associação dos Deficientes Motores do Ceará.
VOLEIBOL (NÍVEL I)
O curso de Voleibol acontecerá na cidade de Jaguaribe durante o período de 13 à 17 de janeiro. As aulas serão ministradas na Universidade do Vale do Acaraú (Uva) e no Ginásio Coronel Idalécio Nogueira Diógenes. A programação também será desenvolvida através de aulas teóricas e práticas, incluindo palestras, trabalhos em grupo, debates e avaliações. Ao final da capacitação em Voleibol (nível I) será expedido o certificado outorgado pela Secretaria do Esporte e
Federação Cearense de Voleibol.
Assessoria de Imprensa da Sesporte
Lisiane Linhares (imprensa@esporte.ce.gov.br / 3101.4415)
(Fonte: site do Governo do Estado do Ceará)Saiu no O Povo...
Presente de Natal
Lucinthya Gomes lucinthya@opovo.com.br
26 Dez 2009 - 00h42min
O primeiro encontro aconteceu quando Bruna tinha apenas três meses de vida e chegou ao abrigo Tia Júlia. Funcionária da casa, Dona Eliane se apaixonou pela menina, mas não podia adotar, pois era casada e o marido não aceitou a ideia. Mesmo assim, acompanhou todo o crescimento da Bruna. Entre idas e vindas ao abrigo, a menina passou por três lares substitutos & projeto em que uma família recebe ajuda do governo para acolher uma criança de abrigo provisoriamente até que ela seja adotada.
``Num deles, uma senhora quis adotar, mas adoeceu e veio a falecer. No último lar substituto, a Bruninha morou por 12 anos. Mas, com o fim do programa em 2008, a mãe substituta não quis ficar com ela (adotá-la). Quando soube que ia voltar para o abrigo, Bruna entristeceu``, lembra. Ao longo destes anos, Dona Eliane separou-se do marido e as três filhas biológicas cresceram.
``Deus tem seus enigmas. Ele prepara caminhos para nós e acredito que estava guardando esse presente para mim. Quando soube que a Bruna ia voltar pro abrigo, pensei: Agora é minha vez``, recorda. O processo de adoção foi iniciado em novembro de 2008 e Dona Eliane começou a ter direito às visitas. O Natal passado foi na sua casa, mas Bruna estava apenas como visitante e ainda não sabia que pertenceria à família. ``Ela estava tímida, calada, quietinha. A fisionomia era de tristeza, porque ela não sabia se a adoção daria certo``.
Só em maio saiu o resultado da adoção. ``Quando a juíza disse para nós duas que a Bruna seria minha filha a partir daquele momento, ela ficou eufórica, feliz, cumprimentando todo mundo na rua, dizendo que sentia algo diferente na barriga, que era emoção``, diz. Naquele dia, Bruna não conseguia dormir. ``Toda hora ela olhava pra mim, alisando meu rosto``.
Desde então, Bruna tem se adaptado muito bem à família e tem se desenvolvido muito. ``Eu digo que ela escolheu a gente, que alegrou a minha vida. Adotei por amor. O fato de ter síndrome de Down não faz diferença``, sorri, garantindo que Bruna foi o melhor presente não só para ela, mas para toda a família. ``Ela me cativa todo dia um pouco``. Por esse motivo, para Bruna - que agora tem Galvino no sobrenome - este Natal teve o sabor de doce lar.
Descrição do Cartão:Em um plano de fundo multicolorido 6 bolas de Natal, nas cores verde, amarela e vermelha, 4 mais a frente e 2 mais ao fundo, entremeadas por pequenas estrelas transparentes.
À Esquerda os seguintes dizeres em vermelho com o contorno branco:
Amigos e amigas,
Que tenhamos um excelente Natal, cheio de paz e harmonia.
Que 2010 seja um ano de sucesso, saúde e superação dos desafios.
Que possamos respeitar as diferenças e valorizar a diversidade como a principal riqueza do mundo e da humanidade.
Que boas parcerias se consolidem e que tenhamos força, discernimento e esperança na busca por uma sociedade mais justa e plenamente acessível.
Logo do Cedef - Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará
Rua Antônio Augusto, 555
Meireles - Fortaleza – Ce
CEP: 60.110-370
(85) 31012870
cedefce@gmail.com
A preservação da história e a valorização do saber e o respeito aos direitos humanos tem sido destaque na agenda do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República nos últimos anos.
Ícones da música brasileira, que marcaram época no processo de construção da democracia do país, nem sempre têm tido a deferência que merecem no cenário cultural brasileiro.
Na próxima 2ª feira uma parceria entre a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Conade, Feitiço Mineiro, Hotel Grand Bittar reforçará as comemorações ao lançamento do Plano Nacional dos Direitos Humanos III, com a apresentação de Nelson Sargento, Noca da Portela, Delcio Carvalho, Agenor de Oliveira e Paulo Debetio, que serão acompanhados por músicos de Brasília, no comando de Evandro Barcellos e apresentação da sambista brasiliense Dhi Ribeiro.
A Velha Guarda do Samba, numa demonstração de profissionalismo e brasilidade, brindarão Brasília com um show que certamente ficará na memória de todos os brasilienses e será referência para os novos sambistas brasileiros.
Juntos, esses grandes compositores cantarão a história do país com grandes sucessos do samba, enaltecendo o respeito a igualdade de oportunidades e o respeito às diferenças.
Antecedendo o show, o Feitiço Mineiro abrirá um espaço, a partir das 19:00 horas, para um debate entre esses grandes ícones da música brasileira e o público presente sobre a historia do samba e de seus grandes compositores. O show terá início às 21:30 horas.
Fonte: Conade
Para cumprir as determinações normativas, as calçadas deveriam ter o espaço dividido em três áreas diferentes. São elas: a faixa livre de, no mínimo 1,20 m, destinada ao trânsito exclusivo de pedestres; a faixa de serviço, que, pela norma, deve ter largura mínima 0,75 m, espaço onde devem ficar equipamentos públicos, como postes, telefones e árvores; e a faixa de acesso, que pode ser utilizada para construção de rampas, mesas de bar, propagandas, desde que não impossibilitem o acesso à propriedade.
O guia é distribuído gratuitamente nas unidades do Crea-BA de todo o Estado. Em Salvador, a sede fica na Rua Professor Aloísio de Carvalho Filho, 402, Eng. Velho de Brotas.
“Astigmatismo” foi o primeiro espetáculo com acessibilidade audiovisual no Ceará. No próximo dia 11, a montagem completará seu primeiro ano em cartaz, e o TJA em parceria com o Grupo LEAD (Legendagem e Audiodescrição) da UECE oferecerá a audiodescrição (AD) da primeira sessão do espetáculo para o público deficiente visual. Essa modalidade de tradução possibilita que deficientes visuais e não-deficientes visuais assistam juntos aos espetáculos teatrais.
Após a apresentação das 18h, haverá um coquetel dançante em comemoração a 1 ano do espetáculo e da acessibilidade audiovisual ao teatro no Ceará.
RELEASE:
Astigmatismo é uma perturbação visual, cujo sintoma mais comum é a visão desfocada. A partir deste conceito, o espetáculo estabelece um paralelo entre o sintoma provocado por este mal e várias disfunções verificadas na sociedade contemporânea. O grande desafio deste século é buscar uma sociedade mais justa, igualitária e tolerante às diferenças pessoais, sociais e culturais. Atualmente, seduzido pela mídia, o ser humano assume padrões estéticos e comportamentais que são empurrados goela abaixo, dificultando a convivência em comunidade e fazendo sucumbir o espírito da coletividade. A montagem se inspira nos conceitos do Teatro Épico e nas categorias estéticas Surrealista, Expressionista, Simbolista e do Teatro do Absurdo.
FICHA TÉCNICA:
Texto: Criação do grupo
Direção: João Andrade Joca
Elenco: André Heverson, Flaviana Rose, Gabriel Matos, Ítalo Lopes, Jesuíta Barbosa, Júnior Bezerra, Klístenes Braga, Lia Braga, Liriane Bimas e Yasmin Élica.
Produção Executiva: Klístenes Braga
Realização: Grupo Teatro Compacto, Grupo LEAD, UECE e Theatro José de Alencar
Apoio: Governo do Estado do Ceará - Secretaria da Cultura
SERVIÇO:
Local: Teatro Morro do Ouro (no anexo do TJA)
Rua 24 de maio, 600 - Centro
11/dez, às 15h30* e 18h
R$ 3,00 (meia) / R$ 6,00
Classificação: 12 anos
*SESSSÃO COM AUDIODESCRIÇÃO PARA DEFICIENTES VISUAIS - GRATUITA.
A escola Judicial do TRT7 Convida
Palestra:
" A Ratificação da Convenção da ONU sobre os direitos da pessoa com deficiência e seus efeitos no judiciário brasileiro"
Palestrante :
Dr. Ricardo Tadeu Marques da Fonseca
17 de Dezembro de 2009
às 15 horas
No auditório do TRT-CE
Rua Vicente Leite, 1281(ANEXO II - 4º ANDAR)
Ricardo Tadeu Marques da Fonseca
Desembargador Federal do Trabalho da 9ª Região
Especialista e Mestre em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela
Universidade De São Paulo e Doutor em Direito das Relações Sociais pela
Universidade Federal do Paraná
Palestrante é autor de diversos artigos publicados em revistas especializadas em Direito do Trabalho. O autor do livro O Trabalho da Pessoa com Deficiência e a Lapidação dos Direitos Humanos, pela editora LTr. Colaborador da redação da Lei 10.097/00, que alterou o Capítulo da aprendizagem na CLT. Colaboarador da redação do texto do Decreto 3.298/99, que regulamenta as normas referentes aos direitos das pessoas com deficência. Colaborador na redação das Normas Administrativas que regulam o Consórcio de Empregadores Rurais. Colaborador na redação da Lei n° 11.180, de 26 de setembro de 2005, que possibilita a Aprendizagem a pessoas com deficiência. Colaborador do Decreto Federal n° 5.598 de dezembro de 2005, que regulamenta a lei 10.097/00 (Lei da Aprendizagem). Colaborador junto à delegação brasileira para a redação da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU no grupo de trabalho ad hoc da Assembléia Geral de 08 a 28 de Agosto de 2006, em Nova Iorque.
Excelente iniciativa da ONG Vez da Voz. No vídeo entrevista com David Valente, grande amigo e grande artista, na Reatech 2009. Objetivos do Telelibras: | Mais informações: Vez da Voz: http://www.vezdavoz.com.br/ Blog do David Valente: http://davivalente.blogspot.com/ Alexandre Mapurungainclusaoediversidade.blogspot.com www.twitter.com/amapurunga |