Diane Richler, Presidente da International Disability Alliance - IDA, manda uma mensagem ao movimento de pessoas com deficiência no Brasil.
Essa mensagem foi gravada em Genebra em 16/11/2011, durante a realização do Seminário para Planejamento do Guia IDA de Implementação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, do qual tive a oportunidade de participar representando RIADIS e ABRAÇA em função de minha participação no Programa de Treinamento IDA que aconteceu de 19 de agosto à 18 de novembro de 2011, junto ao escritório da IDA em Genebra.
Eu sugeri, e Diane assim como alguns outros membros da IDA fizeram questão de enviar mensagens dirigidas ao Movimento no Brasil, que pude gravar na ocasião e, ao passo em que eu transcrever, traduzir e legendar, vou disponibilizar.
Segue a mensagem em vídeo com áudio em inglês e legendas em português, logo abaixo a transcrição em português da mensagem da Presidente da IDA para o Brasil
Oi, eu sou Diane Richler e atualmete eu sou Presidente da International Disability Alliance - IDA.
Estou feliz por poder dizer "olá" para as pessoas no Brasil e explicar um pouco sobre o trabalho que a IDA vem fazendo.
Vocês talvez saibam que a IDA é uma coalizão global sobre de organizações globais e regionais de pessoas com deficiência, incluindo famílias de pessoas com deficiência intelectual.
IDA começou com as organizações globais em 1999, mas durante o processo de negociação da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, com a criação do comitê Ad Hoc e da Internacional Disability Caucus, ficou claro que precisávamos de uma organização representativa maior com intuito de reunir todas as pessoas com deficiência do mundo.
Então, depois que a Convenção entrou em vigor, nós incluímos as organizações regionais e agora nós temos 13 membros.
Nosso principal objetivo é promover a implementação da Convenção.
Nós temos escritórios em Madri, em Genebra e em Nova Iorque.
O escritório em Genebra trabalha principalmente com a infraestrutura de Direitos Humanos das Nações Unidas, enquanto o escritório de Nova Iorque trabalha mais com a parte de desenvolvimento das ONU.
Em ambos nós tentamos influenciar as agências e organizações da ONU para garantir a plena implementação da Convenção.
Nós também apoiamos nossas organizações membros no processo de capacitação para que, em nível nacional, as pessoas estejam preparadas para promover a implementação da Convenção.
Estamos muito felizes por ter envolvimento ativo das pessoas no Brasil, pessoas com deficiência e familiares, tanto no processo de negociação como também agora que estamos promovendo a implementação plena da Convenção.
Considerando o papel importante que o Brasil tem na Íbero-América,na América Latina e no Mundo, nós contamos com o movimento de pessoas com deficiência no Brasil para desempenhar o crescente e cada vez mais forte papel de promover os direitos das pessoas com deficiência no Mundo.
Diane Richler
Presidente da International Disability Alliance - IDA
Gravação, legendagem, transcrição e tradução: Alexandre Mapurunga
http://www.inclusaoediversidade.com
Alexandre,
ResponderExcluirfico muito feliz de ver a sua crescente participação no cenário naciojnal e internacional.
conheço Diane Richler há alguns anos e considero a atuação dela sempre progressista e coerente.
a IDA erstá em boas mãos e foi ótima a sua inicativa.