2 de jun. de 2012

Recomendações Recebidas pelo Brasil na Revisão Periódica Universal, com foco nos direitos das pessoas com deficiência.

O Brasil foi revisado no Conselho de Direitos Humanos, em 25 de maio de 2012.
Este documento se baseia na tradução livre disponibilizada pela Conectas e nas observações feitas por Alexandre Mapurunga durante a sessão.
O Relatório Preliminar da Revisão Brasileira, em inglês, pode ser baixado aqui


México
Recomenda continuar com a implementação adequada da Convenção sobre os Direitos  das Pessoas com Deficiência, em particular no que se refere ao exercício de seus direitos políticos; Recomenda incentivar programas de oportunidades ocupacionais para idosos e reforçar as medidas para prevenir e sancionar a discriminação contra essas pessoas.


Nepal
Fortalecer a implentação dos direitos das pessoas com deficiência.
Recomenda continuar fortalecendo a seguridade social para abranger todos os segmentos da sociedade; Formular programas para a efetiva implementação do Plano Nacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência; Intensificar os  esforços para promover a participação das mulheres em atividades socioeconomicas.


Palestina
Recomenda avançar em  seus esforços a fim de  garantir igualdade plena e tratamento igualitário às mulheres e continuar a implementar o seu plano nacional de desenvolvimento; Implementar ações para lidar com problemas na educação, particularmente educação primária; Continuar a implementar o plano nacional que beneficia as pessoas com deficiência e investir maiores esforços para reduzir a discriminação contra esse grupo de pessoas e garantir sua reintegração na sociedade.


Eslovaquia
Assegurar não-discriminação efetiva a pessoas com deficiência, bem como o reconhecimento de todas as pessoas com deficiência como pessoa perante a lei; Garantir que as pessoas com deficiência em situação de abandono ou sem apoio de sua família sejam capazes de viver em comunidade de maneira não segregada, fornecendo acesso a serviços como saúde, educação e seguridade social; Alinhar completamente a legislação nacional com as obrigações advindas do Estatuto de Roma do TPI.


Espanha 
Adotar a legislação que traduza para a realidade a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.


Turquia
Pessoas com deficiência sofrem discriminação no trabalho, a despeito da política de cotas. Continuar a enfrentar a desigualdade no acesso ao emprego.


Argentina
Continuar os esforços para eliminar todas as formas de discriminação contra as mulheres com deficiência.


Costa Rica
Recomenda a adoção de medidas e salvaguardas para assegurar o exercício da  capacidade legal e o reconhecimento perante a lei de pessoas com deficiência em condições de igualdade; Recomenda o estabelecimento  de mecanismos para monitorar e avaliar o cumprimento de suas obrigações de direitos humanos.


Equador
Recomenda analisar a possibilidade de aplicar políticas de ação afirmativa a fim de garantir uma maior representação da mulher no poder legislativo, executivo e judiciário; 
Continuar com as políticas sociais destinadas as pessoas mais vulneráveis, em especial as mulheres, as crianças, os afrodescendentes, os povos indígenas, os idosos e as pessoas com deficiência


Japão
Recomenda que o Brasil aborde a discriminação e o preconceito contra a hanseníase em linha com os princípios e diretrizes para a eliminação da discriminação contra  as pessoas afetadas pela hanseníase e seus familiares e a resolução da Assembleia Geral pertinente.

Países como Namíbia, Botswana, Malásia, França, Indonésia e Portugal, dentre outros, ressaltaram a necessidade de apontar uma Organização Nacional de Direitos Humanos, para o monitoramento independente.


Saiba mais: http://www.inclusaoediversidade.com/2012/05/pequeno-informe-sobre-o-rpu-do-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...