19 de jan. de 2012

Pode alguém viver sem limites?

Acho que nova Política para Pessoas com Deficiência tem coisas interessantes e pontos que realmente poderiam melhorar. Sem entrar em pontos específicos [por ora], várias questões me vieram à cabeça desde que foi anunciado o nome de “fantasia” da Política – Viver sem Limite.
Pode alguém "viver sem limite"? Limites não são inerentes à vida de qualquer ser humano? Estava me lembrando de uma cena clássica do filme Super-Homem, na época do Christopher Reve, em que Lois Lane se esconde atrás da jardineira de chumbo evitando a visão de raio-x do herói durante a entrevista exclusiva, depois ela sai para um vôo romântico com seu amado, que pode fazer praticamente tudo. Mas o ponto é: até o maior dos super-heróis tem limitações.
Negar os limites não é meio que voltar no tempo, no tempo dos eufemismos dos portadores, especiais, excepcionais? Lembro que quando eu era criança diziam que meus irmãos eram excepcionais e eu relacionava imediatamente ideia a poderes de super-heróis, mas mesmo estes tinham suas fraquezas e seus limites. Quem não tem?
Em tempos de Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, não caberia conhecer e reconhecer os limites pessoais e atuar nas barreiras sociais e ambientais?
Pode ser só uma questão de semântica e Limites tenha, no caso, o mesmo significado de Barreiras.
São só questões que refletem uma inquietação pessoal.

2 comentários:

  1. Gente, amei, publiquei em meu face, pedi até para que uma jornalista MARAVILHOSA e um Grupo daqui de Rio Branco-Acre, compartilhassem, comentassem, divulgasse. Espero que, também vcs não esqueçam de nós, pq geograficamente estamos, distantes, mas pela rede, estamos unidos! Boa niote! Abraços sinceros. Francinete Lamar.

    ResponderExcluir
  2. viver sem limite te faz refletir como outro termo também me inquieta. Peguei uma revista da turma da mônica sobre acessibilidade, fiquei super feliz, quando chegou ao final estava lá o JOGO DOS 7 ERROS fiquei pensando será o que falta é um erro? ou uma diferença? isso ainda me inquieta.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...