6 de abr. de 2010

Dia Internacional do Autismo 2010

DIA INTERNACIONAL DO AUTISMO
7 e 8 de abril de 2010

 
Data, que há três anos foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), excepcionalmente, em 2010, por coincidir com a sexta-feira da paixão, será celebrada nos dias 7 e 8 de abril de 2010, em dois eventos distintos, descritos a seguir:
 

 
Blitz do Autismo celebra em Brasília, 3ª Edição do Dia Internacional do Autismo
 
Data: 07abril2010
 
Hora: 10h
 
Local: Posto da Polícia Rodoviária Federal, BR-040, km zero (próx. Santa Maria-DF).
 
Obs: Entrega de Panfletos e explicações sobre o Autismo.
 


Câmara dos Deputados celebra em Brasília, 3ª Edição do Dia Internacional do Autismo

Uma parceria entre a Organização Não-Governamental (ONG) Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB), a Associação dos Amigos dos Autistas (AMA-DF), CLIAMA, Coordenadoria para Inclusão da Pessoa com Deficiência do Distrito Federal (CORDE/DF) e a Subsecretaria de Cidadania (SEJUS/GDF), com o apoio da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, realizará ato comemorativo alusivo ao Dia Internacional do Autismo, dia 02 de abril. A data, que há três anos foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), excepcionalmente, em 2010, por coincidir com a sexta-feira da paixão, será celebrada no dia 08 de abril, plenário 11, anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Programação

09h abertura

Mediador - A importância do “Dia Internacional do Autismo” e sua comemoração mundial.

- Fernando Cotta, coordenador da CORDE-DF, foi o 1º pai de autista nomeado para coordenar um órgão de estado voltado para a Pessoa com Deficiência no Brasil, fundador presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil;

09h15 -Limite de idade para Autistas na escola ? O que diz a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) ? Como está a sua tramitação na Câmara dos Deputados ?

- Deputada Federal Rita Camata, Autora da PEC que põe fim à "terminalidade" de Autistas nas escolas brasileiras, apresentada publicamente pela primeira vez na sessão comemorativa ao Dia Internacional do Autismo, em 2009;

09h30 -Quais projetos e propostas voltados para os Autistas tramitam na Câmara dos Deputados ?

- Deputado Federal Luiz Couto, Membro e ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados, autor das solicitações alusivas às comemorações do Dia do Orgulho Autista 2008 e do Dia Internacional do Autismo 2009 na CDHM;

09h45 - Os projetos e propostas voltados para as Pessoas com Deficiência incluem os Autistas, considerado o "patinho feito" das deficiências?

- Deputado Federal Geraldo Resende, Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência da Câmara dos Deputados;

10h Políticas públicas para os Autistas no DF. Como está o "Projeto de Lei (PL) do Autismo"?

- Deputado Distrital Benício Tavares – Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência da Câmara Legislativa do Distrito Federal, autor da Proposta de Lei (PL) que cria a política distrital para atendimento aos Autistas e suas famílias;

10h15 -Novas e antigas drogas no mundo - O que pode ser feito pelos Autistas ?

- Alexandre Rozenwald – Médico, psiquiatra. Especialista em atendimento a Autistas;

10h30 -O Autismo diante do sistema de saúde. Qual o custo médio de um Autista para as famílias? 

- Rosa Horita – Médica Psiquiatra do Centro de Orientação Médico Psicopedagógica - COMPP do Governo do Distrito Federal, com especialização

em Autismo. Vencedora do II Prêmio Orgulho Autista 2006;

10h45 -P

erspectivas para os Autistas na rede pública de educação do Distrito Federal. Quais as novidades ? Inclusão e Educação Especial.

- Giselda Jordão – Diretora de Educação Especial do Governo do Distrito Federal (GDF);

11h Como está a situação dos familiares de Autistas no Distrito Federal e no Brasil ?

- Maria Lúcia Gonçalves – Conselheira de Saúde, Diretora de Eventos do Movimento Orgulho Autista Brasil - Artista Plástica e Avó de autista;

11h15 -Qual qualidade do atendimento privado aos Autistas no Distrito Federal ?

- Aluísio Maluf - Diretor técnico da Cliama - Hospital dia de atendimento a Autistas em Brasília;

11h30 –Quais as novidades do investimento público em pesquisas sobre nutrição para os Autistas brasileiros ?

- Ícaro Batista – Médico, pediatra, pesquisador e cientista  da Universidade de Brasília (UnB), com trabalhos sobre doença celíaca e Autismo;

11h45 -O que precisa ser melhorado na qualidade para o atendimento aos Autistas ?

- Nydia Silva, Presidente da Associação dos Amigos dos Autistas do Distrito Federal (AMA-DF), mãe de Autista;

12h Sugestões de Políticas Públicas para os autistas e projetos das entidades de atendimento e de defesa dos autistas para 2010.

- Alexandra Capone, Diretora-Presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil (MOAB), mãe de Autista e Luis Fenelon – Funcionário da Câmara dos Deputados, Diretor do ICAP, especialista em orçamento voltado a projetos para Pessoas com Deficiência, criador do "Dia do Autismo no Orçamento - 09 de outubro", comemorado desde 2007;

12h15 -O Autismo na visão literária em Brasília - bate-papo com autores;

- Gabriel Marinho - autor dos livros: O Mundo Depois do Fim (2009) e Breve Sonho de Esperança (2010), integrante do Desabafo Autista/Asperger, diagnosticado Autista/Asperger;

- Deusina Lopes da Cruz - autora do livro:  Um Autista Muito Especial (2008), mãe de Autista; e

- Isolda Marinho - autora do livro: Beijo de Tangerina (2010), mãe de Autista.

Encerramento.

III Edição do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo-2010

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo. Mobilizou-se, assim, para mostrar ao mundo que há pessoas diferentes das outras, mas que, na sua essência, são tão humanas quanto todos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o Autismo sob o Código Internacional de Doenças CID-10 F-84. Autismo é uma palavra desconhecida para muitos. Representa uma gama de distúrbios que afetam três áreas do desenvolvimento da pessoa: a comunicação, a socialização e o foco de interesses, mostrando comprometimento em graus variados. Por isto, suas diversas manifestações são agrupadas dentro de um segmento chamado “Transtornos Globais do Desenvolvimento”, ou “espectro autista”, para lembrar que sua diversidade é como a das cores no arco-íris: desiguais, mas unidas na composição da luz branca. Segundo organizações  norte-americanas e européias formadas por pais de Autistas, a cada 500 pessoas nascidas, 1 possui alguma forma de Autismo, que pode variar do mais severo ao mais leve.

Embora seja costume afirmar que “Autistas vivem em seu próprio mundo”, na verdade são pessoas com uma forma diferente de sentir, perceber e se relacionar com as demais pessoas, mas não constroem, nem muito menos, vivem num mundo imaginário; ao contrário, esforçam-se para viver em nosso mundo, muitas vezes não entendendo as complicadas normas sociais. Mesmo assim, algumas pessoas Autistas, enfrentando suas dificuldades e as barreiras que a sociedade lhes apresenta, conseguem mesmo constituir família e ter uma vida profissional.

Por outro lado, devido a suas dificuldades de comunicação e relacionamento, a maioria acaba por ter um desempenho fraco na escola ou no trabalho. Nos casos mais graves, devido à desinformação dos adultos, pais e profissionais da Medicina e da Educação, a criança autista não consegue compreender o mundo em que vivemos. Nesses casos, pode crescer frustrada e responder ao mundo com gritos e com agressões; muitas vezes, se auto-agridem, machucam-se, para descarregar sua frustração em não ser compreendido.

Outra questão a ser considerada é que a presença de uma pessoa com autismo acaba afetando diretamente toda a família; em geral, um dos seus membros acaba ficando com a função exclusiva de cuidar dela, sem poder inserir-se no mercado de trabalho ou mesmo se dedicar a uma atividade econômica.

Muitas ações podem ser tomadas para dar qualidade à vida das pessoas autistas e suas famílias. O primeiro passo é identificar o mais cedo possível o Autismo na criança. O papel do pediatra é fundamental, bem como do professor da pré-escola, do pedagogo e das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF). A partir desse diagnóstico precoce, é preciso criar condições pedagógicas especiais para superar as suas dificuldades, de forma que ela consiga se relacionar com as outras pessoas e, assim, possa aprender.

CONTATOS / informações:

FERNANDO COTTA – CORDE/DF

COORDENADOR

Pai de Autista

inspetorfernandocotta@gmail.com

( 61) 9909-8192 e (61) 9145-5890

2 comentários:

  1. Alice Aparecida Barbosa de Mattos7 de abril de 2010 às 13:44

    tenho um conhecido que é autista e minha amiga a mãe dele esta com um problema grave em relação ao transporte escolar. Ele já estuda em uma escola especial para crianças autistas e não esta conseguido transporte para a locomoção de casa até a escola. a desculpa é sempre a mesma, que crianças autistas não tem direito ao transporte. Nesta escola há tres transportes que são: o TEG que é da prefeitura, o ATENDE que é do estado e alguns transportes particulares, que são o olho da cara, mas mesmo a minha amiga fazendo o sacrifico para pagar não consegue quem o leva ( dizem que onde ela mora é muito longe) gostaria de poder ajudar, mas pra isso preciso de ajuda de vcs.
    por favor entrem em contato comigo meu E-mail é alicebmattos@ig.com.br ou pelo telefone 011 97030295

    ResponderExcluir
  2. A Prefeitura e o Estado não podem discriminar os autistas. Vou encaminhar sua denúncia para o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, cujo telefone é (11) 52123700. Você também pode acionar o Ministério Público para tentar resolver a situação.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...