14 de fev. de 2011

Câmara Federal - Romário fala em Estatuto da Pessoa com Deficiência, à luz da Convenção


Foto: Dep. Romário segurando sua filha Ivy.

Muito se falou sobre o suposto nervosismo de Romário no seu primeiro discurso, mas há que se reconhecer, o Baixinho se mostrou atinado podendo ser mais um aliado importante aliado na luta pela inclusão.
Eu diria que Romário começou fazendo um gol em sua nova carreira de Deputado.
Att.
Alexandre Mapurunga 

"Boa tarde, Sr. Presidente, boa tarde, Sras. e Srs. Deputados.


"Antes de iniciar meu discurso, registro que hoje é o Dia dos Atletas  Profissionais, portanto gostaria de parabenizar todos os atletas,  especialmente os brasileiros, que dão exemplo de superação e muita luta.

É com muita honra que venho a esta tribuna agradecer a confiança em  mim depositada por quase 150 mil eleitores do Estado do Rio de Janeiro.

"Devo dizer que não foi uma campanha fácil. Visitei mais da metade dos  92 Municípios e pude ver de perto as dificuldades enfrentadas pela  população fluminense no seu dia a dia. Vi a falta de moradia e de  saneamento;vi, sobretudo, em muitas comunidades, a ausência de opções  de esporte, cultura e lazer.

"Sr. Presidente, há muito a ser feito. Esta Casa tem papel fundamental  na resolução desses problemas. Estou certo de que contarei com o apoio  dos meus colegas de bancada, que sabem da responsabilidade do nosso  partido perante a sociedade brasileira, especialmente neste momento em  que o PSB cresce, conquistando novos espaços.

"Sei que inicio o meu mandato de Deputado num momento difícil para a  população do meu Estado. Quero registrar minha profunda tristeza e  minha solidariedade com os moradores da região serrana, principalmente  com os moradores de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, do meu  colega de partido, o Deputado Glauber Braga. No momento, estamos todos  empenhados em levar socorro aos que sofreram com a catástrofe, mas é  preciso que, de fato, trabalhemos para evitar a repetição dessas  tragédias e também para reconstruir essas cidades, que são polos  turísticos importantes do Rio de Janeiro.

"Foi também doloroso para mim e para todos os que amam o carnaval e o  Rio, acompanhar o incêndio na Cidade do Samba, que transformou a  última segunda-feira numa segunda-feira de cinzas. Mando meu abraço  para o pessoal da Portela, da União da Ilha e da Grande Rio, escolas  que vão precisar de toda a força para recuperar tudo o que foi perdido  e levar sua alegria para a Sapucaí, já no próximo mês. Tenho muita fé  na capacidade de superação do povo carioca e sei que, este ano, nosso  carnaval será espetacular, como sempre o foi.


"Quem me conhece sabe da importância do esporte na minha vida. Nunca  me considerei um atleta, mas desde cedo me envolvi com futebol,  esporte que me trouxe grandes desafios, conquistas inesquecíveis,  alegrias sem tamanho. Assim como hoje me orgulho de ter sido eleito  Deputado Federal, tenho muito orgulho do lugar que conquistei na  história desse esporte, que, no Brasil, mais do que um esporte, é uma  paixão coletiva, uma arte popular, um instrumento poderoso de inclusão  social. Por isso uma das prioridades do meu mandato é levar a prática  do esporte a crianças e jovens, especialmente os mais carentes.

"Nesse sentido, foi com prazer que votei pela aprovação da Medida  Provisória nº 502, que cria a Bolsa-Atleta para as categorias de base  e para os esportistas de ponta, um passo importante para o futebol  nacional.

"Outra prioridade do meu mandato é a atenção especial às pessoas com  deficiência. A vida me deu oportunidade de aprender sobre esse tema e  de me tornar, nesse aprendizado, um sujeito mais alegre, tolerante e  paciente. Quero retribuir ajudando a disseminar conhecimento sobre o  tema, enriquecer o debate e aprimorar a legislação. Quero ajudar a  combater o preconceito, do qual as pessoas com deficiência ainda são  vítimas.

"Muitos não se deram conta, mas o Censo de 2000 já registrava que  cerca de 25 milhões de brasileiros eram portadores de deficiência,  quase 15% da nossa população. É um número bastante expressivo, que não  pode ser ignorado.

"Tenho certeza de que o debate aqui na Câmara, sobre o Estatuto da  Pessoa com Deficiência, à luz da Convenção sobre os Direitos das  Pessoas com Deficiência, da ONU, será um bom momento para avançarmos.

"Teremos pela frente, Sr. Presidente e nobres pares, uma agenda  extraordinária de eventos esportivos. O Rio sedia, este ano, os Jogos  Mundiais Militares; em 2013, receberá a Copa das Confederações; e, em  2016, as Olimpíadas e as Paraolimpíadas. Em 2014, ele será uma das  sedes da Copa do Mundo da FIFA.

"Esses eventos são muito importantes para o nosso País, especialmente  para o Rio de Janeiro, por muitos motivos. São oportunidades que  teremos para dar um salto nas áreasdo turismo e do transporte, na  geração de empregos e renda, na melhoria da qualificação do  trabalhador. São oportunidades de se disseminar a prática do esporte  entre os jovens e de se reforçar a preparação dos nossos atletas. São  também oportunidades de darmos um salto adiante na questão da  acessibilidade, um direito das pessoas com deficiência, que precisa  ser garantido.

"Em mais de 20 anos de carreira como jogador me acostumei a conviver  com a crítica, nem sempre construtiva. Sei que assim, como muitos me  apoiam, todos têm o direito de me criticar. Serei cobrado como  Deputado, talvez atémais quando defendi a camisa da seleção brasileira  ou dos clubes por onde passei.

"Pretendo continuar a oferecer aos críticos e aos descrentes a minha  melhor resposta: o meu trabalho.

"Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...