2 de ago. de 2011

Palestras sobre inclusão, direitos humanos e CDPD na Paraíba

Estou em João Pessoa-PB a convite do Governo do Estado para três eventos para falar sobre inclusão, participação, autismo, direitos humanos e da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.


Alexandre Mapurunga palestrando.
Ao fundo, o representante da
AMPID no CONADE,
Promotor Valberto Lira
Hoje (02/08/2011), estive no Fórum de Reestruturação dos Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Paraíba ministrando palestra com o tema "Pessoas com Deficiência, Controle Social e os Conselhos de Direitos";

Dia 03/08/2011, Eu e Sônia Oliveira (vice-presidente da Casa da Esperança) vamos falar no I Encontro Paraibano de Autismo: Práticas e Conceitos, promovido pela FUNAD, com o tema "Autismo, Inclusão e Direitos Humanos"; e

Dia 04/08/2011, participarei da reunião para criação do Comitê Gestor da Agenda Social com os Secretários de Estado da Paraíba para discutir como incluir a Pessoa com Deficiência no processo de desenvolvimento do Estado a partir da implementação da CDPD.
Outras informações: http://www.paraiba.pb.gov.br/11256/forum-da-sedh-e-funad-escolhe-conselho-estadual-da-pessoa-com-deficiencia.html

Alexandre Mapurunga

2 comentários:

  1. O Conselho Nacional de Educação – CNE está promovendo um louvável debate, em nível nacional, visando inserir a disciplina Direitos Humanos nos currículos escolares do ensino básico e superior
    Por mais louvável que seja esse esforço do CNE, não terá o efeito desejado, porque não alcança a essência das necessidades educativas do ser humano. Informa, mas não forma o caráter.
    O mais coerente seria incluir Valores Humanos nesse currículo, pelas seguintes razões:
    O aprendizado de Valores Humanos gera transformações interiores, criando alicerces mais sólidos a se refletirem nas atitudes. É recurso único para formar cidadãos que poderão vir a realizar uma sociedade mais pacífica, mais ética, mais justa e mais feliz.
    Pensemos na importância das crianças e dos jovens a receberem diuturnamente ensinamentos sobre honestidade, não violência, ética, justiça, verdade, solidariedade, afetividade, respeito, etc., aprendendo a olhar o outro com um olhar de acolhimento, de paz, que são os fundamentos da não violência, e a admirar e amar a natureza e a vida, em todas as suas expressões.
    Nosso país está precisando urgentemente dessas MUDANÇAS na mentalidade, se quisermos um futuro melhor para nós e para nossos descendentes.
    O ensino de Valores Humanos em todas as escolas do país, do básico ao superior, será uma ação a frutificar em médio e longo prazo, mas de forma sistemática e progressiva. Não dará mais despesas à nação, e é de fácil implementação pelas escolas, posto que já existem excelentes conteúdos, inteiramente gratuitos (via Internet) para o ensino desses valores em sala de aula.

    Atenciosamente,

    Saara Nousiainen
    Coordenadora do Projeto Sócio-Educativo Cinco Minutos de Valores Humanos para a Escola, disponibilizado gratuitamente pela Internet: www.cincominutos.org
    Al. dos Jasmins, 323 Cid. 2.000
    Fortaleza-CE – CEP 60190-550
    Tel. 85 3249-6812
    caminhos2008@gmail.com

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  2. Saara,
    De todo jeito é um passo importante para transformação.Informar sobre direitos humanos mostra o quão contraditório é discurso e prática... A transformações mais profundas só podem ocorrer quando mais pessoas compartilharem uma cultura e uma vivência de inclusão e direitos humanos. Infelizmente nos dias de hoje vivemos um momento de radicalização da violências contra os valores humanos e éticos, criminalização dos movimentos sociais e direitos humanos. Então, por exemplo, vemos políticos com declarações homofóbicas e personalidades públicas dizer que ser politicamente correto é um saco defendendo a opressão e discriminação como forma de fazer humor e arte. Mudanças curriculares e na prática educacional são extremamente necessárias. Abs... Alexandre

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