28 de nov. de 2009

Fortaleza - Audiência discute criação de Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência


Segue matéria do Diário do Nordeste sobre a audiência pública que tratou da criação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ao final tem um vídeo com uma entrevista que eu dei pro jornal, falando sobre Conselho e sobre acessibilidade.


Até.
Alexandre Mapurunga
http://inclusaoediversidade.blogspot.com/

http://twitter.com/amapurunga



Audiência discute criação de conselho


Mobilidade urbana: grande parte dos ônibus, na Capital, não dispõe de elevadores para cadeirantes
Foto: Juliana Vasquez

Descrição: Senhor amputado, usando muleta, sobe as escadas de um ônibus
Com uma perna amputada desde os 15 anos, Damião Nogueira da Silva, de 59 anos, conhece bem a dificuldade de se locomover, especialmente quando recorre aos transportes urbanos. Ônibus lotados e, principalmente, sem uma porta de acesso exclusiva para deficiente, ele vive um desconforto diário e, como reconhece, cruel.
São para pessoas como Damião que a Câmara Municipal vem discutindo o projeto de indicação do vereador Guilherme Sampaio (PT) que institui o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef). Ontem, ocorreu uma audiência pública com discussões sobre a formação do órgão.
Segundo Sampaio, o Comdef vai assessorar e acompanhar a execução de políticas de interesse das pessoas com deficiência, em Fortaleza, bem como promover e apoiar atividades que contribuam para a integração de cerca dos 15% da população que tem a mobilidade reduzida. O vereador disse que não somente aumentou o número de pessoas nessas condições, como a Capital ainda se mantém como cidade que discrimina esse público, quer nos passeios e calçadas, seja no não cumprimento de estacionamentos especiais e até na mobilidade urbana, já que muitos ônibus não contam com elevadores.
Propostas
De acordo com o vereador, o conselho deverá colaborar para a defesa dos direitos dos deficientes e se propõe a atender às suas demandas, examinando e efetuando, com os órgãos competentes, denúncias acerca de fatos discriminatórios.
A iniciativa conta com o apoio do presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Cedef), Alexandre Mapurunga. "O Comdef preenche uma lacuna na inclusão social e nasce com um espírito democrático".

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...