8 de dez. de 2009

Fortaleza: ALDEIA INCLUSIVA, dia 11 de dezembro de 2009

Aldeia Inclusiva: Iniciativa cultural e de conscientização, demonstração de que uma sociedade inclusiva é possível.

Dia: 11 de dezembro de 2009, das 8 às 12h
Local: Praça José de Alencar, Centro, Fortaleza-Ce

Exibir mapa ampliado

Aldeia Inclusiva

A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), através da Resolução 47/3, de outubro de 1991, declarou o dia 3 de dezembro como o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado a partir de 1992 em todo o mundo com vistas a dar visibilidade e fomentar a efetiva inclusão de pessoas com deficiências na sociedade e promover o respeito aos seus direitos humanos.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência não se resume a um único dia de celebração. Ele funciona como um ponto de referência para se realizar uma série de atividades em toda a sociedade durante 12 meses por ano e tem gerado maior conscientização a respeito da imagem, das potencialidades, das necessidades e das contribuições das pessoas com deficiência para a sociedade.
Desde 1998, o dia Internacional da Pessoa com Deficiência passou a ter um tema para reflexão. Em 2009 o tema escolhido pela o Onu foi “Making the MDGs Inclusive: Empowerment of persons with disabilities and their communities around the world”, numa tradução livre Tornando inclusivas as Metas de Desenvolvimento do Milênio: Empoderando as pessoas com deficiência e suas comunidades ao redor do mundo. Um lembrete de que as pessoas com deficiência não podem ser esquecidas no processo de desenvolvimento econômico e um convite a pensar a inclusão das pessoas com deficiência de forma sustentável e articulada.
Em Fortaleza, no dia 11 de dezembro, um grupo de entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência realiza, das 8 ao 12h, na Praça José de Alencar, Centro, o evento Aldeia Inclusiva, com o apoio do Cedef – Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ceará  e do Gabinete da Primeira Dama do Estado,  uma iniciativa cultural e de conscientização, demonstração de que uma sociedade inclusiva é possível.
Atrações culturais e artísticas se apresentam em palco armado enquanto atividades de sensibilização e divulgação dos direitos das pessoas com deficiência acontecem, simultaneamente, em seis stands abordando as diversas tipologias de deficiência (Intelectual, Física, Auditiva, Visual, Orgânica e Multipla).
A idéia é chamar atenção da sociedade convidando a todos para um novo jeito de encarar as pessoas com deficiência, não mais como coitadinhos, mas como sujeitos de direitos.
Maiores informações: Sandra Tavares (Universo Down) – (85) 9998-8587 - sandratm@terra.com.br
Saiba mais:
No Ceará existem 17,3% de pessoas com deficiência, mais de 1.300.000 . No Brasil são 14,5% .
Outros temas abordados no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência:  Arte, Cultura e Vida Independente” (1998), “Acessibilidade para Todos no Novo Milênio” (1999), “Tecnologias da Informação para Todos” (2000), “Participação Plena e Igualdade: Exigindo Novas Abordagens para Medir o Progresso e Avaliar Resultados” (2001), “Vida Independente e Meios de Vida Sustentáveis” (2002), “O Nosso Voto” (2003), “Nada Sobre Nós, Sem Nós” (2004), “Direitos das Pessoas com Deficiência: Ações em Desenvolvimento” (2005), “E-Acessibilidade” (2006), “Trabalho Decente para Pessoas com Deficiência” (2007) e “Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Dignidade e Justiça para Todos” (2008).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...