16 de dez. de 2009

Hospital Geral Fortaleza realizará cirurgia de implante Coclear

O Hospital Geral de Fortaleza será o primeiro do estado do Ceará a realizar implante coclear pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa é uma cirurgia que ajuda pessoas surdas a recuperarem a audição a partir da implantação de uma prótese conhecida como ouvido biônico. O equipamento de alta tecnologia auxilia o cérebro a interpretar os estímulos sonoros, devolvendo a audiência ao paciente. O Ministério da Saúde repassará ao Estado R$ 1,09 milhão por ano para o custeio do novo serviço. A expectativa é que sejam feitas 24 cirurgias por ano no hospital.
O implante coclear é realizado através da introdução de uma prótese computadorizada na cóclea, parte interna do ouvido. Ela capta os sons e os transforma em sinal elétrico, que é interpretado no cérebro como estímulo sonoro. Além do dispositivo, o aparelho é composto por um processador de fala que fica fora do ouvido. É como se fosse um microfone captando o som do ambiente.
O funcionamento do implante coclear é diferente do Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), uma vez que ele cria a possibilidade de o usuário perceber o som em vez de só aumentá-lo. Ele deve ser utilizado por pacientes que obtêm pouco ou nenhum benefício com o AASI.
A cirurgia de implante coclear começou a ser feita pelo SUS em 2000. Atualmente, 16 unidades de saúde em todo o País têm capacidade para realizar o procedimento. No ano passado, foram feitos 417 implantes na rede pública. No total, o SUS já realizou 2.166 cirurgias de 2000 até outubro deste ano.
O Ministério da Saúde repassa R$ 45,8 mil para o atendimento de cada paciente. Além do custeio da cirurgia, o valor inclui o preparo do paciente (com testes de próteses auditivas e avaliação de um fonoaudiólogo) e a reabilitação. Esse processo é essencial porque o paciente precisa aprender a utilizar o equipamento no dia-a-dia.
Fonte: http://www.oestadoce.com.br/?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=34&noticiaID=21099

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...